Ouça agora

Destaques

Tecnologia

Compartilhe agora

Altair Silva apresenta projeto para investir R$ 50 milhões em internet no meio rural

Postado em 23 de junho de 2021 por

Feature image

*Fonte imagem : Foto: Assessoria*


O secretário da Agricultura, Altair Silva, esteve nesta quarta-feira (23) na Assembleia Legislativa para levar em mãos ao presidente Mauro de Nadal um projeto de lei cujo objetivo é levar internet de alta qualidade ao meio rural.

“Esta é uma das ações de maior alcance social em nossa gestão”, afirmou Altair, acrescentando que o apoio do governador Carlos Moisés foi determinante para consolidar a proposta.

A intenção é destinar R$ 50 milhões para cobrir boa parte dos municípios com estrutura de fibra ótica. O primeiro passo para a execução do programa é a aprovação do projeto de lei protocolado na Alesc, autorizando as concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica a compartilhar sua infraestrutura para a passagem de cabos do serviço de telecomunicação nas áreas rurais sem nenhum custo.

A grande vantagem é que as empresas de telecomunicações não terão que pagar tarifas ou taxas para a utilização desses postes. Em contrapartida, as concessionárias de distribuição de energia elétrica poderão utilizar os serviços de internet gratuitamente.

“O aluguel dos postes é um dos maiores impeditivos para a instalação de fibra ótica no interior. Vamos facilitar esse processo, para agilizar os investimentos e resolver de vez esse problema. Esse é um dos projetos prioritários para o desenvolvimento da agropecuária catarinense. Temos um meio rural qualificado, moderno, que utiliza tecnologias de ponta e a internet é fundamental para que a agricultura familiar de Santa Catarina siga competitiva, com acesso a mais mercados, capacitações e inovações”, destaca Altair.

Os cabos de internet passarão nas principais estradas rurais de Santa Catarina e a Secretaria da Agricultura dará o suporte para que os produtores consigam fazer a conexão com suas propriedades.

“Esse é um projeto importantíssimo, que leva oportunidades e desenvolvimento para o campo, para as famílias de agricultores de Santa Catarina. O agricultor poderá se conectar com o mundo, tendo acesso a todas as tecnologias que o Governo do Estado oferece ao cidadão catarinense. Nós daremos atenção especial à matéria pela sua importância na vida do agricultor”, ressaltou o presidente da Alesc.

Após a instalação da estrutura de fibra ótica nas estradas rurais, os agricultores contarão com o apoio da Secretaria para fazer a conexão com suas propriedades.
O Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) possui uma linha de crédito especial, com financiamentos sem juros, para que os agricultores conectem suas propriedades à infraestrutura de fibra ótica do município.

“É um grande programa, uma ação de Estado, para levarmos internet para o campo. Vamos gerar uma revolução no agro catarinense, aumentando a atratividade do meio rural, dando possibilidades de escolha e estudos para os jovens agricultores. Assim como as cidades, o interior também estará conectado”, comemora Altair.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

3 − 1 =