Ouça agora

Pelo Estado

Compartilhe agora

Defesa Civil divulga recomendações para encarar frio extremo em SC; confira

Postado em 27 de julho de 2021 por

Feature image

*Fonte imagem : Foto: Marcelo Muniz/PDC de Urupema*


Uma massa de ar polar prevista para chegar a Santa Catarina nesta terça-feira (27) vai provocar a queda acentuada das temperaturas, com mínimas de até -7ºC em 80% do Estado. Diante desse cenário de frio extremo, a Defesa Civil estadual emitiu recomendações que podem ser seguidas para evitar situações de risco.

Segundo o diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil, Daniel Dutra, são pequenos cuidados que fazem a diferença, tanto para a autoproteção, quanto para proteger quem mais amamos.

“A recomendação nestes dias mais frios é reforçar a atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças e moradores de ruas. Os animais de estimação também precisam de cuidados especiais, assim é recomendado que sejam abrigados durante a noite”, explicou.

Ele reforça que é importante se manter aquecido, mas evitar técnicas que possam colocar as pessoas em risco como acender churrasqueiras ou latas com combustíveis dentro de casa. “Este procedimento pode provocar incêndios, queimaduras ou causar a morte devido a inalação de monóxido de carbono”, destacou Dutra.

Hidratação e cuidados

A recomendação é beber bastante água e manter a pele hidratada, especialmente mãos, pés, rosto e lábios. É preciso reforçar os cuidados com a higiene das mãos e evitar locais fechados com muitas pessoas aglomeradas.

Ao conduzir veículos nas regiões de serra, a Defesa Civil recomenda atenção nas rodovias em função do risco de formação de gelo na pista. Além disso, o indivíduo deve viajar apenas com a confirmação de reserva em hotéis ou pousadas.

Agasalhos e refeições

Outra recomendação diz respeito ao uso de agasalhos adequados para não sofrer o risco de hipotermia. Acessórios como luvas, gorros, meias e cachecóis garantem a proteção das extremidades do corpo.

Na hora das refeições, o ideal é dar preferência a sopas e um chá quente, que podem ajudar a enfrentar o frio. Contudo, frutas e vegetais ainda devem fazer parte do cardápio, pois o consumo de vitaminas, sais minerais e antioxidantes contribuem para minimizar as infeções típicas da estação.

Canos e tubulações

A Defesa Civil estadual recomenda a proteção de tubulações de água que não estejam enterradas e equipamentos descobertos. A proteção pode ser feita com papelão, jornais, plásticos ou lonas. Isso minimiza a probabilidade de congelamento da água nos canos.

A mesma ação pode ser utilizada nos hidrômetros para reduzir as chances de ruptura do equipamento.

Frio mobiliza autoridades

O governo do Estado convocou uma reunião entre as estruturas de segurança e controle nesta segunda para debater estratégias de combate ao frio histórico previsto para essa semana em Santa Catarina.

A reunião de alinhamento contou com a participação do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), Secretaria de Estado da Assistência Social, Casan, PM (Polícia Militar), Epagri, Casa Civil, Secretaria de Estado da Saúde e Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina).

Alertas foram emitidos para os municípios para colocar em ação os planos de contingência e deixar as estruturas municipais preparadas. Segundo as informações do governo catarinense, há uma estrutura de prontidão para dar eventuais suportes às cidades. A situação é monitorada desde a semana passada.

Fonte: ND+

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

quatro + quatro =