Ouça agora

Geral

Compartilhe agora

Forte calor antecede massa de ar polar que vai trazer mais frio na semana que vem

Postado em 23 de julho de 2021 por

Feature image

*Fonte imagem : *


O fim de semana será de calor, mas a partir de terça-feira o frio deve voltar com força para a região Oeste de Santa Catarina. De acordo com o meteorologista da Top FM, Piter Scheuer, o sábado, o domingo e a segunda-feira será de predomínio de sol e calor com temperaturas próximas dos 26/30°C durante a tarde com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul.

Porém na terça-feira, dia 27, o ingresso de uma frente fria, organiza diversas áreas de instabilidades com chuva acompanhada de trovoada com risco de alguns temporais localizados (chuva forte, granizo, raios e ventania).

Diante disso, uma intensa massa de ar polar continental (centro de alta pressão) deve dominar as condições atmosféricas na região Sul do Brasil entre os dias 28, 29, 30 e 31 de julho a 1 de agosto (quarta, quinta, sexta e final de semana) promovendo dias gelados e ensolarados com formação de geada ampla e até severa em algumas áreas de SC com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planalto Norte onde as temperaturas mínimas ficam abaixo de 0ºC

Chance de neve

Segundo Piter Scheuer, há chance de neve e chuva congelada para o Planalto Sul, Topo da Serra Gaúcha, áreas altas do Oeste e Meio Oeste (Campos de Palmas – próximo ou acima de 1000 m de altitude) entre a madrugada/manhã da quinta-feira (29/07) devido ao ar polar e úmido na baixa atmosfera, mas não possível afirmar com certeza.

Temperaturas

Máximas (auge do frio) variando entre 6/9ºC no Oeste e Meio Oeste, 9/11ºC no Planalto Norte, 0/4ºC no Topo da Serra, 3/6ºC na região de Lages, 10/13ºC no Litoral Sul e entre 13/16ºC no Litoral Norte e Vale do Itajaí. No pico do frio, mínimas oscilando entre 0/-7ºC na maior parte de SC com destaque para as áreas frias do Oeste, Meio Oeste e Planaltos. Mínimas entre -8/-11ºC no Topo da Serra e Campos de Palmas ou até menos (possível quebra de recorde em várias estações meteorológicas).

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

1 × quatro =