Ouça agora

Pelo Estado

Compartilhe agora

Vacinação em SC: 80 mil vacinados contra a Covid-19 não voltaram para tomar a 2ª dose

Postado em 5 de junho de 2021 por

Feature image

*Fonte imagem : *


Em Santa Catarina, pelo menos 80.443 pessoas já vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram para receber a segunda. Apenas com proteção parcial, eles estão mais vulneráveis a contrair o coronavírus do que os 757 mil que tomaram as duas doses. Isso porque são necessárias duas doses do imunizante para proteger contra as formais mais graves da doença.

No caso da vacina Coronavac, o intervalo recomendado é de 28 dias entre a primeira e a segunda doses. Mas 61.494 pessoas não voltaram para concluir a imunização. Já a vacina Oxford/Astrazeneca exige o intervalo de três meses entre as doses. Quase 23 mil pessoas que já poderiam ter tomado a dose de reforço desse imunizante não apareceram.

A Dive orienta em todas as novas remessas, em todas as notas técnicas, que os municípios reforcem a importância da conclusão do esquema, que realizem busca ativa dessas pessoas que não retornaram para a segunda dose. São enviadas regularmente para as regionais de saúde as planilhas de acompanhamento.

Cada regional manda para os municípios de abrangência e orienta também que façam esse acompanhamento mais de perto para ver se realmente não retornou para segunda dose, se é questão de registro que não foi feito, para saber o que está acontecendo e tentar solucionar o problema ou resgatar a pessoa para concluir o esquema, informa Arieli Fialho, gerente de Imunização da Dive.

Fonte: NSC

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

treze + 17 =